MONITORIA EM LABORATÓRIO

  • Breno Campos Gomes
  • NULL
  • Fernando Rodrigues de Almeida Júnior

Resumo

O projeto Monitoria em Laboratório, sendo orientado pelo Professor Fernando Rodrigues, visa o aumento da eficiência das resoluções de problemas, de lógica de programação, propostas em aulas de laboratório. O projeto foi criado pela necessidade de haver mais de uma pessoa ajudando os alunos no momento da prática das resoluções de questões, visto que, somente o professor não estava dando conta da grande demanda dos alunos, por ter que tirar a dúvida de cada um por vez. Dessa forma, o monitor em questão, auxilia o professor tirando dúvidas nas aulas práticas de laboratório. Além das aulas práticas, os alunos também devem, constantemente, entregar lista de exercícios para o professor, com isso, foi reservado um horário de monitoria fora do horário de aula, para que eventuais dúvidas das listas, ou da matéria em si, pudessem ser esclarecidas. Apesar do formato do projeto já ser bem conhecido e implementado em várias outras disciplinas e universidades, abro um espaço nesse resumo, para falar de uma nova forma de aprendizagem por monitoria, até que semelhante à essa apresentada, consistindo em horários de curto período, mas constantemente, de segunda à sexta, no horário do almoço, onde nesse intervalo se reuniria todos os monitores das cadeiras semelhantes a programação, como Estrutura de Dados e Técnicas de Programação, com o intuito de tirar dúvidas e resolver problemas de qualquer pessoa que participasse. Esse formato, visto por mim no campus da UFC em Quixadá, onde eu estudei antes de Sobral, trouxe um aumento no interesse dos alunos por programação, pois, algumas vezes, estavam vendo assuntos um pouco mais avançados e correlacionados com outras disciplinas de programação, e, além disso, claro, tirando suas respectivas dúvidas sobre a matéria.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD