MONITORIA EM PERIODONTIA PARA ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – CAMPUS SOBRAL. RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Jann Lucca Apolonio Vasconcelos
  • João Pedro Lima de Alencar, Ariel Keymesson Souza de Melo, Bianca Dutra Aguiar
  • Iracema Matos de Melo

Resumo

INTRODUÇÃO: A experiência de monitoria permite o estudante conhecer e experimentar mais de perto o universo da docência além de contribuir para o desenvolvimento das atividades práticas e despertar afinidade com a carreira docente. OBJETIVO: Relatar experiências de atividades de monitoria em periodontia, para alunos do curso de odontologia. METODOLOGIA: Estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, por meio do programa de iniciação à docência PID. As atividades de monitoria ocorreram na clínica odontológica do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral, no período de abril a novembro de 2019, nas disciplinas de clínica odontológica 02 e 04. RESULTADOS: Durante o andamento das atividades práticas em clínica odontológica foi observado a boa recepção dos alunos quanto à presença de um monitor no intuito de potencializar o processo de aprendizagem, bem como maior confiança na tomada de decisões acerca do procedimento a ser executado com a permissão do professor orientador do caso. Sob a orientação da professora responsável foram corrigidos exames clínicos como Registro Periodontal Simplificado (PSR), executadas cirurgias de aumento de coroa clínica e apoio em radiografias periapicais. Dessa forma, o monitor contribuiu para ajudar no desenvolvimento tanto teórico quanto prático dos alunos, como é proposto nas disciplinas que acontecem dentro dos espaços de clínica escola. CONCLUSÃO: A atividade de monitoria desenvolve no aluno monitor habilidade e competência na área de conhecimento do projeto, além de pro-atividade e dinamismo para contribuir no processo de aprendizagem, proposta do programa de iniciação à docência.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD