MONITORIA EM PSICOLOGIA DA SAÚDE E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO DISCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • André Sousa Rocha
  • Ana Alice Pereira, Camilla Araujo Lopes Vieira
  • Paulo Henrique Dias Quinderé

Resumo

A monitoria acadêmica é uma atividade que incorpora o discente nas práticas de ensino durante a graduação e que visa fortalecer o campo do ensino de modo a conceder condições para que o discente ensaie a posição de futuro docente. Além disso, a monitoria nasce como um método pedagógico ofertado aos discentes que demonstrem interesse em aprofundar conteúdos e auxiliar os docentes a sanar dificuldades nos conteúdos trabalhados em sala, oportunizando um espaço de debate acerca das temáticas. Pensando nisso, o objetivo deste relato é descrever a experiência do processo de monitoria e as contribuições para a formação acadêmica. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir das vivências de dois monitores inseridos no programa de monitoria intitulado ‘’Psicologia e Saúde Pública\Coletiva: Fortalecendo a Interprofissionalidade em Saúde’' do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral. As atividades ocorreram durante a vigência do ano de 2019. O programa de monitoria mencionado possibilita ascensão do conhecimento dos discentes permitindo autonomia para decidir em conjunto com a docente e os monitores, atividades para a disciplina de forma a torná-la mais interessante. Desse modo, o plano de aula foi repensado em alguns momentos numa perspectiva de flexibilidade. Desse modo, os próprios discentes constituíram os métodos de avaliação final. Isso culminou na produção de um curta-metragem sobre violência contra a mulher e permitiu contato com outros cursos e intervenções extra-sala de aula. Além disso, foram produzidas atividades extracurriculares com a exibição de documentários com a presença de profissionais de outros campos para fomentar o debate de temáticas para além do campo da psicologia, a fim de cumprir a interdisciplinaridade e a prática colaborativa. Concluímos que ser monitor é uma experiência honrosa na vida dos futuros profissionais, porque promove habilidades relacionadas à docência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD