O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE PRÓTESES FIXAS.

Autores

  • Maria Patrícia do Nascimento Freitas
  • Carolina de Holanda Azevedo, Jozely Francisca Mello Lima, MARCELO MAGALHAES DIAS, Flaviana Francisca da Silva Bezerra
  • Hilmo Barreto Leite Falcão Filho

Resumo

Recursos audiovisuais podem ser utilizados como métodos didáticos no ensino de Odontologia, como uma estratégia facilitadora, proporcionando uma melhor compreensão de atividades práticas durante o desenvolvimento de aulas teóricas. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de vídeos e fotografias ilustrando a sequência operatória para confecção de núcleo metálico fundido (NMF) a fim de se utilizar durante as aulas teóricas e práticas laboratoriais das disciplinas da respectiva área de conhecimento. Foi utilizada uma câmera Nikon D3100 para a fotodocumentação e filmagem da sequência de passos desde o preparo do remanescente dental até a modelagem do núcleo. A técnica foi executada em um Manequim Odontológico Marília (MOM), utilizando-se pontas diamantadas esférica 1013, cilíndricas 2214 e 2214F para preparo, brocas de Largo tamanhos 2 e 3, vaselina, algodão, pino para modelagem em resina acrílica Pinjet, espátulas nº 7 e lecron, dois potes dappen e um pincel, além de caneta de alta rotação, micro-motor e peça reta. A sequência da técnica foi executada no laboratório pré-clínico do curso de Odontologia da UFC do Campus de Sobral, por um operador, enquanto o registro fotográfico e audiovisual foi realizado por um auxiliar. Recursos didáticos adicionais exercem influência direta no aprendizado de Odontologia, otimizando a assimilação do conteúdo e promovendo estímulo para o aprendizado do tema específico. Trata-se de uma ferramenta auxiliar que favorece a apreensão de conteúdo pelo aluno, minimizando riscos durante procedimentos clínicos e caracterizando-se como uma metodologia ativa no ensino de próteses fixas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD