O USO DE VÍDEOS A DISTÂNCIA COMO UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR DE APRENDIZADO PARA OS ALUNOS DE ESTATÍSTICA II
Resumo
No Brasil identifica-se o início das atividades do Instituto Universal Brasileiro, em 1941 como o marco desta forma de ensino. Assim, durante boa parte do século XX, as atividades de Educação a Distância (EAD) estiveram basicamente correlacionadas a distribuição de material impresso, via correio. (Junior, 2009) Com o tempo, outros projetos foram desenvolvidos, principalmente com o uso do rádio. A TV também passou a ter sua importância, principalmente com os telecursos, programas transmitidos em TV aberta para os mais diversos públicos. (Junior, 2009) O uso intensivo das tecnologias para a Educação nos últimos anos, e ao movimento de introdução da EAD como modalidade educacional se tornaram uma alternativa para o país. (Junior, 2009) A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. (Leite) Neste trabalho foram feitos vídeos para auxiliar as monitorias da disciplina de Estatística II durante o semestre corrente e o semestre anterior. O objetivo foi ajudar os alunos que não poderiam comparecer pessoalmente por diversos motivos relacionados ao trabalho ou moradia em outros municípios circunvizinhos da região norte. Segundo relatos dos alunos a experiencia foi exitosa e serviu como parâmetro de estudos para as avaliações da disciplina.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.