O USO DE VÍDEOS A DISTÂNCIA COMO UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR DE APRENDIZADO PARA OS ALUNOS DE ESTATÍSTICA II

  • Paulo Matheus Viana Xavier
  • NULL
  • Silvando Carmo de Oliveira

Resumo

No Brasil identifica-se o início das atividades do Instituto Universal Brasileiro, em 1941 como o marco desta forma de ensino. Assim, durante boa parte do século XX, as atividades de Educação a Distância (EAD) estiveram basicamente correlacionadas a distribuição de material impresso, via correio. (Junior, 2009) Com o tempo, outros projetos foram desenvolvidos, principalmente com o uso do rádio. A TV também passou a ter sua importância, principalmente com os telecursos, programas transmitidos em TV aberta para os mais diversos públicos. (Junior, 2009) O uso intensivo das tecnologias para a Educação nos últimos anos, e ao movimento de introdução da EAD como modalidade educacional se tornaram uma alternativa para o país. (Junior, 2009) A Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. (Leite) Neste trabalho foram feitos vídeos para auxiliar as monitorias da disciplina de Estatística II durante o semestre corrente e o semestre anterior. O objetivo foi ajudar os alunos que não poderiam comparecer pessoalmente por diversos motivos relacionados ao trabalho ou moradia em outros municípios circunvizinhos da região norte. Segundo relatos dos alunos a experiencia foi exitosa e serviu como parâmetro de estudos para as avaliações da disciplina.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD