PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO 4° SEMESTRE DA FACULDADE DE MEDICINA - UFC SOBRAL SOBRE A APLICAÇÃO DE TBL (TEAM BASED LEARNING) NAS MONITORIAS DE PATOLOGIA
Resumo
Introdução: Na monitoria de patologia são apresentados o conhecimento dos processos patológicos gerais, no terceiro semestre, bem como a abordagem do paciente e das bases fisiopatológicas e terapêuticas das grandes síndromes, no quarto semestre. Desse modo, para facilitar o processo de ensino, foram realizados TBLs, que consistem numa estratégia educacional que propõe aos estudantes uma aprendizagem ativa e que pode ser usada com grandes classes de estudantes divididos em pequenos grupos. Objetivos: Avaliar a opinião dos estudantes do quarto semestre quanto à aplicação de TBLs nas atividades de monitoria para o processo de aprendizagem da disciplina de patologia. Metodologia: Trata-se de um estudo seccional, cujo instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário validado destinado a analisar a opinião de graduandos sobre a importância da aplicação dos TBLs nas atividades de monitoria. Além disso, o processo de coleta dos dados se deu por via eletrônica, através do Formulários Google. Resultados: Dos 32 estudantes, 2 (6,2%) avaliaram o ensino aprendizagem adotado na monitoria compatível com o conteúdo ministrado em aula como regular, enquanto 12 (37,5%) avaliaram como bom e 18 (56,2%) como ótimo. Em relação a reorientação dos erros proposto pelo TBL, 2 (6,2%) classificaram como regular, 6 (18,7%) como bom e 24 (75%) como ótimo. Neste sentido, a interação estabelecida entre o monitor e os acadêmicos através do TBL foi avaliada por 4 (12,5%) acadêmicos como regular, 10 (31,2%) como bom e 18 (56,2%) como ótima. Por fim, a exposição dos conteúdo da disciplina com clareza foi percebida por 3 (9,3%) estudantes como regular, 16 (50%) como bom e 13 (40,6%) como ótima. Conclusão: Pode-se concluir que uma grande parcela dos estudantes aprovaram o uso do TBL como ferramenta útil e interessante na sedimentação dos conhecimentos ministrados pelos docentes. Além disso, incentiva a busca ativa dos alunos na construção do próprio conhecimento.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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