PERSPECTIVAS PARA O MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR EM SOBRAL/CE.
Resumo
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) brasileiro é atualmente o maior do mundo, com mais de 900 empresas em Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do país. (Brasil Júnior, 2018) Um dos grandes objetivos do movimento é promover uma experiência empreendedora em diversos cursos superiores através de projetos que são elaborados por estudantes, aplicando o conhecimento teórico na prática. A cidade de Sobral/CE possui duas dessas empresas federadas na rede e várias outras não federadas, todas elas executando projetos de alto nível e conquistando cada vez mais espaço no mercado. Apesar de constituírem uma atividade de extensão da Universidade, as empresas júniores funcionam de forma quase que independente daquela, pois são geridas exclusivamente por alunos. Isso exige eles que desenvolvam habilidades gerenciais, técnicas e em negociação. Além de promover o potencial dos estudantes, essas empresas também são muito importantes para o desenvolvimento da economia local, pois elas existem para gerar soluções de alto impacto para pessoas físicas e jurídicas a preços acessíveis. Este trabalho procura averiguar a situação das Empresas Júniores em Sobral/CE no que se refere à organização interna, à situação financeira e às perspectivas de mercado, conforme suas respectivas áreas de atuação, construindo um panorama de dificuldades e soluções encontradas. As contribuições e o apoio da IES bem como a representatividade da marca das empresas entre os discentes também serão abordados. Deste modo, será possível fazer uma leitura da situação geral do MEJ na região do município sobralense. Todas essas informações serão obtidas através do diálogo com as empresas, sendo parte delas originárias de relatórios internos e depoimentos dos colaboradores. Alguns dados primários também serão obtidos por meio da aplicação de questionários virtuais. Por fim, será possível fazer um comparativo entre os resultados desta pesquisa e as informações de mercado do município e região.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.