PRÁTICA SOBRE AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL: METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MONITORIA DE FISIOLOGIA HUMANA

Autores

  • Gelton Fonteles
  • Patrícia Bezerra Gomes, Lissiana Magna Vasconcelos Aguiar, Natasha Nogueira Prado, Allan Cristhyan Alves Carvalho
  • Carla Thiciane Vasconcelos de Melo

Resumo

Introdução: Nos atuais panoramas, destaca-se o uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, almejadas para aprimorar os processos de ensino centrados no aluno, favorecendo a construção do conhecimento a partir de vivências e situações reais. Diante disso, a Monitoria de Fisiologia realiza semestralmente uma aula prática sobre a aferição da Pressão Arterial (PA) aos acadêmicos do segundo semestre do curso de medicina, mostrando de maneira clara, e com a participação dos alunos, as técnicas e procedimentos para realização da medida da PA, além de simulações reais. Objetivo: Descrever a experiência da realização da aula prática de aferição da pressão arterial no módulo Sistema Cardiovascular para os alunos do 2º semestre do Curso de Medicina da UFC-Sobral, bem como compartilhar as repercussões no processo de aprendizagem dos estudantes. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Durante a aula, foram apresentados os instrumentos necessários para a realização da aferição, as contra indicações, a técnica correta juntamente com a realização de simulação prática entre monitores-alunos e alunos-alunos. Os estudantes participaram ativamente das aulas com perguntas, dúvidas e na simulação foram examinadores e pacientes Resultados: Oitenta alunos participaram das aulas práticas em 2019. Um estudante disse que “Essa aula prática é fundamental para a realização da técnica correta de aferição da PA [...] e daqui a pouco vamos utilizar na semiologia”. Outra estudante afirmou “É uma chance real de aprendizado, antes que a gente tenha contato com o paciente propriamente dito, dentro da instituição hospitalar e ambulatorial em que [...], a gente não pode proporcionar erros diante do paciente. [...] é a chance que temos de treinar, de se preparar”. Conclusão: A metodologia ativa com uso de simulações práticas é de suma importância para o aprendizado da correta técnica da aferição da PA aos acadêmicos de medicina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD