PRÁTICAS DE REANIMAÇÃO NEONATAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • José Francisco Igor Siqueira Ferreira
  • Aline Teixeira de Araújo
  • Vasco Frota Moura Ferreira

Resumo

Introdução: A monitoria de neonatologia é desenvolvida para auxiliar os graduandos do curso de Medicina da UFC Sobral, durante sua experiência pelo módulo Pediatria e Neonatologia. Uma das principais atividades é a prática de reanimação neonatal, realizada semanalmente. A importância de aprender este conteúdo está no fato de que ao nascer, cerca de um em cada 10 recém-nascidos necessita de ajuda para iniciar a respiração efetiva. Objetivo: Descrever a prática de reanimação neonatal realizada pelos monitores de Neonatologia para os alunos do curso de Medicina, e o impacto positivo que a atividade traz. Relato da experiência: A prática consiste em levar grupos de dez alunos para o Laboratório de Habilidades. Lá, com o suporte de um manequim que representa um recém-nascido (RN), eles aprendem primeiro sobre a necessidade de realizar manobras de reanimação neonatal: quando o RN não nasceu a termo, não respira ou chora, ou não apresenta bom tônus muscular. A primeira parte consiste em levar o neonato para uma mesa aquecida, onde ele tem suas vias aéreas aspiradas e o corpo secado. Todas essas manobras são simuladas pelos estudantes, sob supervisão. Depois, os alunos simulam no manequim a realização de ventilação mecânica por 30 segundos. Neste momento, podem ocorrer falhas no processo, por causa de um mau posicionamento do aparelho ou dificuldade em pressioná-lo. Aprender com os próprios erros, além da repetição e observação, torna o processo de aprendizagem mais efetivo. Por fim, os estudantes são orientados quanto à necessidade de intubação e administração de medicamentos se necessário. Conclusões: Observa-se a importância da prática para solidificar um tema de grande importância na área de Pediatria e Neonatologia. Por meio da atividade, os monitores solidificam seu conhecimento do tema, além de melhorarem suas habilidades de docência. Os alunos, por sua vez, aprendem por meio da prática e do desenvolvimento de habilidades um tema essencial para sua formação médica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD