PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO SÉTIMO SEMESTRE DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ EM SIMULAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DE MORTE ENCEFÁLICA NA DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL – DP

  • Miguel Souza Teófilo Neto
  • Niedja Maruccy Gurgel da Cruz Grangeiro, Karine Magalhaes Fernandes Vieira, Reginaldo Coelho Guimarães Júnior, Delano Arruda Aragão
  • Paulo Roberto Santos

Resumo

A disciplina de Desenvolvimento Pessoal - DP é desenvolvida no curso de medicina da Universidade Federal do Ceará de forma longitudinal, ou seja acompanha a evolução dos estudantes durante todo o curso, principalmente no que tange comunicação e ética em saúde. No sétimo semestre, em específico, os alunos são submetidos ao longo do semestre a diversas simulações, junto aos monitores e à professora, acerca da abordagem de notícias difíceis a pacientes e familiares sobre estado de morbimortalidade de diversos fenômenos patológicos, entre eles: Indicação de Diálise, Doença de Alzheimer, Câncer de Pâncreas, Amputação Traumática e Morte Encefálica. Nesse cenário, foi trabalhado, em simulação, a comunicação de Morte Encefálica (completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro) de um paciente a um familiar, onde os estudantes foram desafiados a trabalhar em cima da questão ética-humanitária, onde deveriam no manejo da situação oferecer a preparação do ambiente adequado à comunicação, acolhimento do paciente, vocabulário adequado à compreensão do outro, verbalização de compaixão e solidariedade ao sofrimento do outro, explicação sobre os principais sintomas, possibilidades de tratamento e prognóstico do paciente além de sensibilizar-se sobre a possibilidade de apresentar, em um primeiro contato com a família, o protocolo de doação de órgãos. A simulação foi realizada na sede do curso de medicina e contou com a presença dos 05 monitores e da professora coordenadora da disciplina, sendo esta a última do semestre fechando o ciclo de 05 simulações. Após avaliação dos monitores, além de ser notório o amadurecimento dos estudantes acerca de abordagem em notícias difíceis, foi observado algumas dificuldades importantes, exclusivos dessa simulação, como a abordagem precoce de transplante de órgãos em um primeiro contato com a família do paciente.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD