PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ESCULTURA DENTAL E CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS I E II – SETOR DENTÍSTICA: UMA NOVA ABORDAGEM METODOLÓGICA

Autores

  • Juliana Gomes de Araujo
  • Flaviana Francisca da Silva Bezerra, Camila Silva de Oliveira, Palloma Maria Carneiro de Araújo, Maria Andrine Albuquerque Gomes
  • Celiane Mary Carneiro Tapety

Resumo

As modalidades de ensino necessitam de uma evolução constante relacionado às suas didáticas, com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem do aluno sobre determinado tema. As metodologias tradicionais conseguem repassar de forma simples a informação, como são comumente usadas, porém, visando o aprimoramento do ensino, é preciso uma adaptação às mudanças com uma nova abordagem mais contemporânea. O objetivo do trabalho é demonstrar a confecção de materiais didáticos voltados para as disciplinas de escultura dental e clínicas odontológicas (setor de dentística) como forma de melhoria do processo ensino-aprendizagem. Com isso, foram preparados dentes para reposição para manequins, manequins simulando lesões cariosas dos dentes para treinamento dos alunos na confecção de preparos e restaurações diretas, além de vídeo-aulas com conteúdo teórico-prático, tais como demonstração de manipulação de materiais utilizados em tais disciplinas, de técnicas de preparos e restaurações. O desenvolvimento de vídeo-aulas com demonstrações de procedimentos ensinados em escultura dental e dentística e a aplicação de manequins para treinamento de procedimentos, simulam de forma mais eficaz a realidade vista na clínica odontológica, facilitando o conhecimento e o manejo de procedimentos restauradores diretos no paciente. Sendo assim, o aluno poderá consolidar o conteúdo prático de forma mais consistente e realizar o procedimento no paciente de forma mais segura, pois será capaz de observar e praticar o que está sendo ministrado, aprimorando o conhecimento. Dessa forma, é de grande importância a introdução de novas metodologias de ensino aliadas aos conteúdos práticos ministrados nas disciplinas de escultura dental e clínicas odontológicas I e II, às quais estão sujeitas a maiores mudanças de acordo com a evolução e dinâmicas do ambiente de ensino.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD