PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM ENDONDONTIA LABORATORIAL E CLÍNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Domingos Cavalcante da Silva
  • Alrieta Heirique Teixeira, Bruno Carvalho de Vasconcelos
  • Bruno Carvalho de Sousa

Resumo

A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Considerada como um instrumento para a melhoria do ensino, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Objetiva promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas. Este relato tem como objetivo descrever as experiências e vivências sob o ponto de vista do discente no processo de monitoria; e apontar a importância do programa para a formação acadêmica. Tal relato trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir das vivências de três monitores inseridos no programa intitulado “iniciação à docência em endodontia laboratorial e clínica” do curso de graduação em odontologia da universidade federal do Ceará - campus sobral. As atividades ocorreram durante o ano de 2019, entre os meses de março e dezembro. O programa mencionado possibilitou ascensão do conhecimento do monitor permitindo a inserção do mesmo em atividades de pesquisa, além da prática clínica especializada ao ingressar em atividades de extensão. No que tange a vivência laboratorial, o programa permitiu a produção de vídeos, manuais, oficinas, além de laboratórios de estudo. Conclui-se que o programa de iniciação à docência da UFC trata-se de uma experiência ímpar para a formação acadêmica, e especialmente importante para o aluno que visa ingressar na carreira docente.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD