PROJETO MONITORIA DE PRÁTICA INSTRUMENTAL - CORDAS FRICCIONADAS: RESULTADOS PARCIAIS

  • Francisco Álex Nascimento Silva
  • NULL
  • Israel Victor Lopes da Silva

Resumo

O PRESENTE TRABALHO COMPREENDE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DAS ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELO BOLSISTA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCENCIA (PID), REALIZADAS NO CAMPO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS SOBRAL, NO PROJETO “MONITORIA DE PRÁTICA INSTRUMENTAL - CORDAS FRICCIONADAS”. A MEDIAÇÃO DA MONITORIA NO CONTRATURNO DAS AULAS TÊM POR OBJETIVO REFORÇAR OS CONTEÚDOS QUE FORAM VISTOS EM SALA DE AULA COM O PROFESSOR, TENDO INTUITO DE MELHORES RESULTADOS NA DISCIPLINA DE PRÁTICA INSTRUMENTAL. O PAPEL DO MONITOR É AUXILIAR NA EXECUÇÃO E DESENVOLVIMENTO TÉCNICO BASILAR NO INSTRUMENTO, POIS APENAS O HORÁRIO DA AULA NÃO SUPRE A DEMANDA DO CONTEÚDO, JÁ QUE É PRECISO DEDICAR UM TEMPO PARA O ESTUDO DO INSTRUMENTO E A MAIORIA DOS ALUNOS NÃO POSSUEM O SEU PRÓPRIO INSTRUMENTO. DURANTE A MONITORIA, O CONTEÚDO DOS ENCONTROS SEGUE A METODOLOGIA DE ESTUDO PROPOSTO POR GALAMIAN (1998), ONDE É TRABALHADO ESCALAS E ARPEJOS, EXERCÍCIOS DE CORDA SOLTA, EXERCÍCIOS DE GOLPES DE ARCO E DE MÃO ESQUERDA. APÓS OS EXERCÍCIOS TÉCNICOS, AS MÚSICAS ESTUDADAS DURANTE A MONITORIA SÃO DO REPERTÓRIO TRABALHADO NAS DISCIPLINAS. A ASSIDUIDADE É DE APROXIMADAMENTE 40% DOS ALUNOS MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE PRÁTICA INSTRUMENTAL - CORDAS FRICCIONADAS II e IV, SENDO TAMBÉM ABERTA AOS ALUNOS DO PROJETO DE EXTENSÃO. Comprovou-se, via pesquisa (Cruvinel, 2005), a eficiência do ensino coletivo de instrumento musical. As relações interpessoais do processo de ensino-aprendizagem coletiva contribuem de maneira significativa no processo de desenvolvimento da aprendizagem, da expressão, da afetividade, da autovalorização, da autoestima; do respeito mútuo, da cooperação, da solidariedade e a união do grupo; A EVOLUÇÃO DOS ALUNOS QUE FREQUENTAM A MONITORIA SE TORNA MAIS RÁPIDA, MELHORAM A COMUNICAÇÃO EM GRUPO, POIS É UM AMBIENTE DE ATIVIDADE COOPERATIVA. OS MONITORES DESENVOLVEM UM OLHAR REFLEXIVO E PEDAGÓGICO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE, CONTRIBUINDO SOBREMANEIRA NA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD