RELATO DE EXPERIÊNCIA: MONITORIA EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

  • Haline Maria Parente Rodrigues
  • André Sousa Rocha
  • Maria Suely Alves Costa

Resumo

A monitoria é espaço de construção de conhecimento, interações humanas, vínculos e experiências na docência. Este projeto enquadra-se na modalidade de ensino e aprendizagem, contribuindo com a formação acadêmica e a vivência de ensino enquanto discente na ótica da docência universitária. A avaliação psicológica é uma área transversal na Psicologia, além disso, envolve ética e cuidado em relação ao manuseio dos testes psicológicos e de avaliação dos sujeitos. Por isso temos como objetivo apresentar a vivência em monitoria na área de avaliação psicológica. O presente estudo trata-se de uma relato de experiência no ano de 2019, na área de avaliação psicológica, composta pelas disciplinas de psicometria, métodos projetivos de avaliação e métodos cognitivos de avaliação clínica e estágio em avaliação psicológica. A monitoria nesta área também é lugar onde pauta-se a mediação entre professor-aluno, alerta da ética com os instrumentos psicológicos e orientações em atividades práticas, além de contribuir significativamente para formação do futuro psicólogos nesta área especifica de atuação. A avaliação psicológica envolve ética e cuidado em relação ao manuseio dos testes psicológicos e de avaliação dos sujeitos. Pode-se concluir que a monitoria é fator essencial para a experiência da docência na universidade, fator de contribuição para o ensino superior, favorecendo a tríade de relação aluno, monitor e docente .
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD