RELEVÂNCIA DA MONITORIA DE CÁLCULO I: MAPEAMENTO DE DIFICULDADES E PROGRESSOS

  • Claudiene de Sousa Batista
  • NULL
  • Juan Carlos Oliveira de Medeiros

Resumo

A disciplina de cálculo 1, é essencial por ser pré-requisito para toda a grade curricular do curso de engenharia, por isso, quando o aluno é reprovado nesta disciplina, praticamente um semestre é perdido, causando desânimo nos alunos, o que provocar evasão. Desta forma, as monitorias de cálculo 1, tem o propósito de ajudar os alunos a esclarecerem suas duvidas, e a desenvolver um raciocínio objetivo de como resolver os problemas mais recorrentes da disciplina. O principal desafio dos alunos do primeiro semestre, é a ausência de uma base matemática do Ensino Fundamental exigida pelo curso de cálculo 1. As monitorias procuram preencher as lacunas que se apresentam no entendimento de cálculo por parte dos alunos, direcionando-os na construção de um pensamento voltado a resolução dos principais problemas relacionados ao cálculo. As monitorias ainda enfrentam dificuldades como falta de interesse dos alunos, tanto em questão de presença, quanto em questão de foco nas monitorias ministradas. Por outro lado, estas tem como vantagem o fato de serem ministradas por alunos que já fizeram cálculo 1, assim, os participantes, sentem-se mais a vontade na monitoria, por não ter medo de fazer qualquer tipo de pergunta para esclarecer suas dúvidas, então, a relação aluno-aluno tem um mérito no que se refere a sinceridade, favorecendo o ambiente de aprendizado. O acesso à monitoria é presencial e virtual, para ter uma melhor amplitude de diálogo com os alunos, contando com aulas uma vez por semana durante duas horas, horário estabelecido pela disponibilidade de salas de aula, que é compensada em atendimento via Whatsapp, sempre que possível. Conclui-se que, as monitorias têm sido de grande valia, pois é um serviço de apoio pedagógico que visa ajudar a manter alunos nos cursos de Engenharia Elétrica e da Computação, o que diminui a evasão. De um modo geral, os resultados obtidos são satisfatórios, pois mais de 60% dos alunos que frequentaram as monitorias obtiveram aprovação.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD