RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MÚSICA UFC SOBRAL: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS MUSICAIS NA EEM PROF. LUIS FELIPE

Autores

  • Juliana Matos do Nascimento
  • Jefferson ripardo de lima, Bruno Francisco dos Santos
  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (RP) do curso de Música-Licenciatura da UFC Sobral é um projeto que visa inserir a música na escola, tanto no contexto de sala de aula quanto em oficinas de práticas musicais. Esse trabalho apresenta reflexões sobre as experiências docentes vivenciadas na EEM Professor Luís Felipe, localizada na cidade de Sobral. Portanto, o objetivo principal da pesquisa visa apresentar e refletir sobre as experiências dos bolsistas RP de ensino e de aprendizagem em Música na referida instituição de ensino. A metodologia de pesquisa tem como foco a análise do relato das vivências realizadas pelos bolsistas-residentes através do trabalho de educação musical promovido com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Nesse sentido, foram identificados alguns fatores que influenciam negativamente no desempenho do trabalho de educação musical realizado na escola: infrequência e adesão dos alunos para a realização das atividades de oficina de música; desconhecimento dos alunos e dificuldades dos próprios residentes quanto ao acesso aos instrumentos musicais da escola e; falta de integração entre os trabalhos desenvolvidos por outros residentes. Constatou-se também estratégias traçadas pelos bolsistas-residentes que funcionaram de maneira efetiva para qualidade das experiências de educação musical na escola: momentos de apreciação e prática de instrumentos musicais dentro da sala de aula e; diversidade das atividades práticas e de apreciação musical a partir do repertório escolhido pelos alunos. Por fim, compreende-se que a música tem relevância tanto para a formação dos alunos quanto dos residentes, pois promove vínculos através da arte e da prática musical que propiciam a troca de experiências entre aluno e professor, contribuindo de forma positiva para a formação de ambos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD