UTILIDADE DAS MINI AVALIAÇÕES NO APRENDIZADO E NA INTERAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE A MONITORIA DE IMUNOLOGIA BÁSICA

  • Ariane Butke Brandt
  • Letícia Benevides Cavalcante Soares, Brenda Meneses Santos
  • Emmanuelle Coelho Noronha

Resumo

INTRODUÇÃO: A Monitoria de Imunologia Básica é uma atividade extracurricular acadêmica objetivada a fortalecer o aprendizado dos alunos nessa matéria. Apesar dos esforços em torna-la mais dinâmica, a interação dos alunos consiste em um desafio, e esse problema parece estar relacionado com a não preparação prévia dos mesmos. Com o objetivo de superar esse obstáculo e de aprimorar ainda mais o aprendizado dos alunos, desenvolveu-se a ideia de aplicar mini avaliações antes das monitorias. OBJETIVO: Avaliar a utilidade das mini avaliações no aprendizado e na interação dos alunos durante as monitorias, sob o ponto de vista dos mesmos. METODOLOGIA: A aplicação das mini avaliações iniciou-se em 2019.1. Estas eram realizadas imediatamente antes de cada monitoria, sendo abordado o mesmo tema que posteriormente seria explanado. O número total de acertos fora traduzido em, no máximo, um ponto extra na avaliação teórica do módulo. Após o fim do semestre, um questionário sobre a opinião e sugestões de melhorias a respeito das mini avaliações fora distribuído, gerando dados que embasaram este trabalho. RESULTADOS: Verificou-se que todos concordaram no aspecto de que a mini avaliação auxilia no aprendizado de imunologia. Quando questionados se os testes os instigaram a estudar antes das monitorias, cerca de 80% afirmou positivamente. Quanto a existência de métodos mais eficazes, com o mesmo objetivo, 20% afirmou que gincanas seriam mais produtivas, enquanto o restante optou pela continuação do esquema atual. Quando questionados se o estudo prévio auxiliou na interação dos mesmos na monitoria, todos afirmaram positivamente. Por fim, quando interrogados se os testes deveriam ter um valor maior, cerca de 65% optou pelo não. CONCLUSÃO: É notória tanto a importância das mini avaliações no aprendizado e na interação dos alunos durante a monitoria, quanto a satisfação dos mesmos com o método, traduzidos pela ampla aprovação e poucas sugestões de mudanças.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD