VIVÊNCIAS DE MONITORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A monitoria acadêmica é uma ferramenta de apoio pedagógico, oferecida aos alunos, no ensino superior, para aprofundar o conhecimento adquirido em sala de aula, sanar dúvidas e consolidar habilidades práticas e teóricas, ampliando, assim, o processo ensino-aprendizagem. Permite, também, ao aluno-monitor, uma maior interação com o docente, bem como o aprofundamento nos conteúdos da disciplina escolhida e uma aproximação da docência, contribuindo para a formação profissional e acadêmica do monitor. O Objetivo desse trabalho é relatar a experiência de monitoria das disciplinas de Saúde Coletiva. A monitoria em Saúde Coletiva é importante, uma vez que acompanha os acadêmicos em momentos de descoberta e aproximação de temáticas significativas para o processo de formação em saúde, como processo saúde-doença e determinantes sociais da saúde, modelos de atenção a saúde, Sistema Único de Saúde (SUS), educação em saúde e epidemiologia, entre outros. A função do monitor nas disciplinas de Saúde Coletiva I: Políticas Públicas de Saúde, Promoção e Educação em Saúde; e em Saúde Coletiva II: Epidemiologia Geral e em Saúde Bucal foi acompanhar os alunos nas atividades práticas, auxiliando-os, quando necessário, a desenvolver as habilidades críticas e práticas; auxiliar no planejamento das atividades de educação em saúde, sanar dúvidas sobre o conteúdo teórico, participar dos momentos de integração ao SUS, como visitas as Unidades Básicas de Saúde e em visitas domiciliares a população adscrita, assistir na avaliação de apresentações, seminários e aplicação de avaliações e desenvolver material de estudo complementar, bem como permitiu ao aluno-monitor desenvolver trabalhos e participar de grupos de estudos e pesquisas na área de Saúde Coletiva. Portanto, fica evidente a oportunidade de aproximação e desenvolvimento do monitor na área da docência. Além disso, a monitoria compreende-se como um processo facilitador para o progresso dos alunos, fortalecendo o ensino-aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD
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