WHATSAPP ® COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE COLETIVA

Autores

  • Marthana de Maria Araújo Miranda
  • Ana Kamila Araújo Monteiro, Jefferson Willyan de Sousa Pará, Mariana Ramalho de Farias, Myrna Maria Arcanjo Frota
  • Jacques Antonio Cavalcante Maciel

Resumo

É inegável a influência tecnológica nas diferentes esferas sociais do mundo contemporâneo. Assim, dentro do contexto educacional, as ferramentas tecnológicas prometem potencializar as práticas pedagógicas. Nesse sentido, o aplicativo WhatsApp® pode ser uma ferramenta facilitadora de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho objetivou relatar uma experiência do uso do aplicativo WhatsApp® como recurso para a educação na saúde, destacando o potencial pedagógico e formativo das redes sociais, ainda não aproveitado plenamente pelas universidades. A ação foi realizada por uma monitora de saúde coletiva com a turma do sexto período do curso de odontologia, da UFC, campus Sobral, durante a disciplina de Saúde Coletiva 3. Essa experiência foi feita com dois grupos de WhatsApp®, sob forma de uma conversa, que teve como tema principal Estratégia Saúde da Família. Materiais de estudo eram disponibilizados para os grupos e perguntas disparadoras iniciavam o bate-papo mediado pela monitora e docente responsável pela disciplina. Saberes e práticas sobre Promoção de Saúde, Educação Popular em Saúde, Ciclos de vida, Prevenção de Agravos e Determinantes Sociais do Processo Saúde-Adoecimento-Cuidado, Atenção Domiciliar e Saúde Bucal. Foi observada uma boa adesão e participação dos alunos, o que indica que o uso do aplicativo pode ser positivo tanto nos processos de ensino e aprendizagem quanto na interação e comunicação entre o grupo, competências necessárias para a formação em saúde. Conclui-se que a utilização do aplicativo pode ser de grande valia no desenvolvimento de atividades de ensino, principalmente pela interatividade que o WhatsApp® proporciona na relação docente-discente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação à Docência – PROGRAD