A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO METODOLOGIA DE ENSINO EM CÉLULAS DE ESTUDO DE PROGRAMAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFC CAMPUS SOBRAL
Resumo
A programação é essencial para os alunos dos cursos de engenharia, pois ela permite o desenvolvimento e resolução de problemas de uma forma mais rápida e eficiente, tendo em vista a grande necessidade de trabalhar com cálculos e gráficos. Mas o estudo e as suas aplicações é de difícil compreensão para os estudantes que estão iniciando neste novo ambiente. Levando em consideração essas dificuldades, o presente artigo visa as possíveis aplicações e formas de ensino, dentro dos cursos de engenharia da computação e elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Focando na metodologia de aprendizagem cooperativa, uma metodologia de ensino moderna na qual conhecimento é partilhado entre os seus participantes. O corrente trabalho usa como referência teórica os estudos dos irmãos W. Johnson (psicólogo social) e Roger T. Johnson (pesquisador educacional), utilizando o método de ensino proposto por eles nas aplicações e estudos em células de estudos de três linguagens de programação, sendo elas: Java, Python e C. Abordou-se cada uma dessas linguagens nas seguintes aplicabilidades,respectivamente: o desenvolvimento Android, a construção de algoritmos de machine learning com Scikit-learn e a aplicação em microcontroladores. Como resultado, este trabalho demonstrou a viabilidade e bom aproveitamento do uso da metodologia da aprendizagem cooperativa e as possíveis aplicabilidades das referidas linguagens na vida acadêmica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Aprendizagem Cooperativa – EIDEIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.