A APRENDIZAGEM COOPERATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NA VIDA ACADÊMICA DE ARTICULADORES DE CÉLULA DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CÉLULAS ESTUDANTIS – PACCE SOBRAL
Resumo
Diversos estudos vêm retratando relações entre a aprendizagem cooperativa enquanto metodologia de grande sucesso no desempenho do aprendiz. Buscamos compreender quais as repercussões trazidas pela aprendizagem cooperativa no desempenho acadêmico dos alunos que articulam células estudantis, por meio do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa foi realizada por quatro estudantes do curso de psicologia do quinto semestre, por meio de entrevista qualitativa, na qual o entrevistado respondia a cinco perguntas. Foram entrevistados quatro universitários dos cursos de engenharia elétrica, engenharia da computação e psicologia, sendo eles articuladores de célula do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE Sobral. As entrevistas foram gravadas e os áudios transcritos para análise e produção do artigo. Com relação aos resultados, percebeu-se que os entrevistados acreditam que a metodologia da aprendizagem cooperativa exerce certa influência em sua vida acadêmica, sobretudo no desenvolvimento de habilidades sociais, proporcionado, principalmente, pela experiência de estar à frente de uma célula estudantil. Pretendemos articular o pensamento de alguns autores que abordam aprendizagem cooperativa e observar quais foram às influências do programa de extensão PACCE na vida acadêmica dos articuladores de célula dos diferentes cursos ofertados na Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. Com a pesquisa pudemos notar que os articuladores foram atravessados de diferentes maneiras a partir do desenvolvimento de suas células e quais foram os fatores favoráveis e negativos com relação ao tempo destinado a célula.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Aprendizagem Cooperativa – EIDEIA
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