A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CÉLULAS ESTUDANTIS (PACCE) NA PERMANÊNCIA UNIVERSITÁRIA DE MEMBROS DE CÉLULA E A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO – UMA VISÃO DISCENTE
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo identificar se os estudantes que participaram das células dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Música da UFC, Campus Sobral, no ano de 2018, continuam na Universidade, e como percebem a influência da célula que participaram, na sua permanência no curso. Nos cursos constituintes da amostra da pesquisa, as desistências são comuns e alguns fatores foram destacados por alguns estudantes como a dificuldade das disciplinas, a didática e incentivo dos professores, ausência de práticas iniciais, dentre outros. O PACCE, por sua vez, foi introduzido na UFC no ano de 2009, tendo em sua metodologia cinco pilares importantes, Interação Social (face a face), Responsabilização Individual, Desenvolvimento de Habilidades Sociais, Processamento de Grupo e Interdependência Social Positiva, e sendo um importante Programa no desenvolvimento de células de estudo que auxiliam os alunos em diferentes disciplinas e temáticas, e assim podendo auxiliar também na permanência universitária. A amostra da pesquisa será composta por estudantes, membros de célula, do ano de 2018, das células desenvolvidas por 5 articuladores do curso de Engenharia Elétrica, 2 articuladores do curso de Engenharia de Computação e 1 articuladora do curso de Música, tendo como critério de inclusão os membros de célula que obtiveram a declaração de participação em uma ou mais células no ano de 2018 dos cursos supracitados, e o critério de exclusão são todos os estudantes e membros de célula que não cumprem os critérios de inclusão. Os dados referentes a cada célula e seu respectivo curso serão obtidos por meio de um formulário feito para ter base das melhorias proporcionadas pelas células em relação a diminuição da evasão desses cursos. Os resultados obtidos na pesquisa obtiveram um feedback positivo quanto as células de estudo, provando que existe uma correlação entre a aprendizagem cooperativa do PACCCE UFC Sobral e a diminuição de evasão universitária.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Aprendizagem Cooperativa – EIDEIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.