A INTERDEPENDÊNCIA POSITIVA E SUA RELAÇÃO COM A HORIZONTALIDADE DO SABER: UM ESTUDO COM MEMBROS DO PACCE-UFC CAMPUS SOBRAL

Autores

  • Samira Araujo dos Santos
  • Renata Vieira de Sousa, Roniel Sousa Damasceno, Sheldon Lopes Pinto
  • Rita Helena Sousa Ferreira Gomes

Resumo

Tendo em vista o modelo de aprendizagem comumente adotado nos espaços educativos se percebe, mesmo que implicitamente, uma hierarquização do saber orientada por um(a) professor(a) que detém o conhecimento. Partindo disso, buscamos neste artigo investigar e compreender como a Interdependência Positiva - um dos pilares da Aprendizagem Cooperativa, uma proposta educativa contrária a este modelo hierarquizado - contribui para a construção de uma horizontalidade do aprendizado, onde todos são participantes ativos do processo de conhecimento. Diante desta conjuntura, foi realizada uma pesquisa empírica com articuladores de células de estudo, vinculados ao Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), na Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral, por meio de questionário online, contendo perguntas objetivas e subjetivas sobre a colaboração/participação dos membros de células cooperativas, entre os anos de 2018 e 2019, tendo como foco principal o pilar da Interdependência Positiva. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível perceber que apesar deste pilar não ser contemplado totalmente nas células de estudo, o mesmo é considerado como importante pelos articuladores, bem como o tempo de experiência nas células contribui para uma melhor apropriação dela, facilitando, desta maneira, sua implementação no grupo. Por fim, destacamos a relevância da pesquisa como proposta de feedback ao PACCE, assim como, salientamos a importância do programa como dispositivo para desconstrução de processos educativos verticais, centrados no(a) professor(a). Concomitante a isto, sugerimos a construção de novas pesquisas para ampliação e estimulação desta proposta de aprendizagem e, sobretudo, para achados não contemplados neste artigo, como a exemplo de quais fatores contribuem para inserção desse tipo de metodologia nos estudos de células.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Aprendizagem Cooperativa – EIDEIA