APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS COOPERATIVAS NA OTIMIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE MONITORIAS

Autores

  • Caio Paiva Timbó
  • Gabriel de Souza Nogueira da Silva, Renato Brito Costa, Rútilo de Melo Hahn
  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

Esse artigo apresenta um estudo desenvolvido nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, e possui como foco central analisar fatores que aproximam as metodologias de ensino utilizadas em monitorias de disciplinas ao que é utilizado nas células de estudos organizadas pelo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). O objetivo geral deste artigo é conhecer a dinâmica que é aplicada nas monitorias e entender como se dá o funcionamento e, de certa forma, fazer um comparativo com a dinâmica aplicada em células estudantis, visando a melhoria da aprendizagem dentro das atividades extracurriculares referentes às células cooperativas e monitorias. A pesquisa realizada neste trabalho foi de cunho Quantitativo. Ao final dessa análise foram apurados dados que demonstram como essas atividades podem ser melhor aproveitadas pelos discentes e controlar, de certa maneira, a evasão dos cursos. Para a coleta de dados práticos aplicou-se um questionário que fora dividido em três seções relacionadas a participação dos discentes nas atividades de monitoria e/ou grupos de estudos. Com a participação de 39 estudantes, dos quais 66,7% já participam/participaram de células cooperativas de estudos e 33,7% não participam/participaram dessas atividades. Tendo em consideração quesitos como frequência, impacto das atividades nos estudos, participação durante a atividade e rendimento individual os resultando apontam que a maioria dos alunos considerou como positiva a ação e participação dos grupos de estudos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Aprendizagem Cooperativa – EIDEIA