CONTRIBUIÇÃO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA MATERNIDADE PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL

Autores

  • Walter Oliveira Rios Junior
  • José Lucas Martins Costa
  • José Juvenal Linhares

Resumo

Introdução: A formação baseada em competências é o método preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Tais competências implicam desenvolver, no graduando, a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para lidar com situações e problemas reais. O Programa de Integração Ensino-Serviço (PIES), desenvolvido pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Santa Casa de Misericórdia de Sobral tem por objetivo inserir estudantes em serviços da instituição, a fim de favorecer o desenvolvimento de tais competências. Objetivo: Descrever e analisar a contribuição do PIES no setor de Acolhimento Obstétrico na formação do acadêmico da área de saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, realizado com 6 estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem, participantes do PIES do ano de 2019. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário, desenvolvido pelos próprios pesquisadores, contendo 5 questões objetivas, que abordam quantitativamente, por meio de Escala Likert, a contribuição do PIES para o desenvolvimento de cada competência preconizada nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Resultado: Em relação ao conhecimento teórico proporcionado pelo programa, os estudantes atribuíram uma nota média de 4 na escala Likert. A contribuição para o desenvolvimento das habilidades médicas (conhecimento prático) recebeu uma nota média de 4,67, mesma nota atribuída ao desenvolvimento de atitudes no trabalho em equipe. Já no que se refere às atitudes na relação médico-paciente, a nota média foi de 5 (nota máxima). Por fim, a nota média atribuída, de forma geral, à contribuição do PIES para a formação acadêmica do estagiário foi de 4,33. Conclusão: Os resultados demonstram que o Programa de Integração Ensino-Serviço vem atingindo seu objetivo, sendo bem avaliado quanto à sua contribuição em todas as competências estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (conhecimento, habilidade e atitudes).

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Estágios – PREX