INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: APROXIMAÇÃO FORTALECIDA PELO PET-SAÚDE

Autores

  • Andressa Frota Andrade
  • Ingrid de Oliveira Nelo, Ana Thaynara Brito Moreira, Maria da Conceição Coelho Brito, Roseane Rocha Araújo
  • Patrícia Bezerra Gomes

Resumo

A intencionalidade da formação em saúde deve requerer, cada vez mais, a aproximação com o serviço e comunidade de modo alinhar, problematizar e ressignificar a formação, estreitando teoria e prática. Para isso, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET - Saúde) surge como uma possibilidade de vivência na estrutura organizativa da saúde pública e comunitária, e permite rediscutir as intervenções sobre a realidade. Objetivou-se discutir a experiência do PET-Saúde como estratégia potente de aproximação e articulação entre instituições de ensino e serviço e comunidade, através do relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas por estudantes monitores, preceptores e tutores no PET-Saúde/Interprofissionalidade, edição vivenciada. Os trabalhos iniciaram-se em abril de 2019 e ocorrem semanalmente. As atividades envolveram encontros sistemáticos nos serviços e instituições de ensino envolvidas com a proposta de fomentar discussões sobre a interprofissionalidade na realidade do trabalho em saúde. Esses movimentos possibilitam aproximar e reconhecer necessidades de intervenção e de aprendizado, fomentados pelo olhar de estranhamento dos atores envolvidos. O movimento permitiu identificar elementos importantes entre processos de trabalho e de ensino potencializando a articulação entre saberes e fazeres para dar respostas concretas às situações encontradas com foco na inteprofissionalidade. Manter uma relação simbiótica entre instituição de ensino e serviço possibilita um processo de aprimoramento permanente da formação para a saúde, qualificando a atenção prestada. Dessa forma, a Educação Interprofissional fortalece as equipes de trabalho para atuarem com práticas mais colaborativas em prol de um objetivo comum e com menos competitividade. Assim, concluímos que a inserção de programas como esse são de fundamental importância para potencializar a formação de estudantes e profissionais e suas futuras atuações na Saúde.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Estágios – PREX