A INTERFACE ESTÁGIO DE INICIAÇÃO ACADÊMICA E SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Samaritana Chaves Magalhães
  • Antonio Jhonatan Paulo Araújo, Davi Carneiro da Silva, Paulo Henrique Dias Quinderé
  • Josiany Oliveira Mota

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) através do Projeto Bolsa de Iniciação Acadêmica (PBIA). Em linhas gerais, o Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica tem por objetivo propiciar aos estudantes de Cursos de Graduação Presenciais da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialmente os de semestres iniciais, condições financeiras para sua permanência e desempenho acadêmico satisfatório, mediante atuação, em caráter de iniciação acadêmica, nas diversas unidades da UFC. No caso do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) é solicitado impreterivelmente que os bolsistas sejam discentes do curso de Psicologia, considerando o ambiente e toda conjuntura ética que é necessária no espaço. Vínculado ao curso de Psicologia da UFC-campus Sobral, o SPA é um dispositivo no formato de serviço-escola, que permite a atuação dos futuros profissionais em seu último ano na graduação, no estágio final supervisionado, possibilita ainda atividades de pesquisa e extensão. E, não obstante, desempenha um papel crucial no atendimento à população de Sobral e cidades circunvizinhas, recebendo demandas espontâneas e encaminhamentos, reafirmando seu compromisso social. Quanto à interface estagiários PBIA e SPA, é uma experiência única e singular na vida dos estagiários, tanto no âmbito profissional que vai se desenhando no decorrer do curso, quanto no pessoal, através das experiências que transpassam a escolha Psicologia. Para além, as funções são dispostas logo após o alocamento, juntamente aos responsáveis pelos projetos, que de antemão recebem os estagiários de modo solícito para explanações de como funciona o serviço e seu compromisso ético e social com as pessoas que chegam ali angustiadas e em sofrimento psíquico. Dentre as funções inclui-se auxílio na recepção, devido ao fluxo contínuo de muita demanda, que contemplem uma carga horária de 12h semanais, não interferindo nos horários de aula dos bolsistas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Experiências Estudantis – PRAE