INICIAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL NO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA: AFETAÇÕES

Autores

  • Antonio Jhonatan Paulo Araújo
  • Samaritana Chaves Magalhães, Paulo Henrique Dias Quinderé
  • Josiany Oliveira Mota

Resumo

O trabalho ora apresentado trata-se de um relato de experiência a partir de atividades desenvolvidas no Serviço de Psicologia Aplicada (S.P.A), por meio do Projeto Bolsa de Iniciação Acadêmica (PBIA). Portanto, o objetivo de relatar a experiência no S.P.A se fez ao ponderar a implicação do trabalho ali desenvolvido, o qual permite uma aproximação com o campo e compreensão da atuação do psicólogo nas políticas públicas de assistência. O S.P.A é vinculado ao Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e se configura como um dispositivo no formato de serviço-escola, possibilitando a atuação dos alunos em seu último ano de graduação, os quais estão no estágio final supervisionado. Além disso, o serviço permite o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, bem como realiza um papel substancial no que diz respeito ao atendimento à população não apenas de Sobral, mas de toda a Região Norte do estado. As atividades desempenhadas pelo bolsista são: auxiliar no atendimento dos pacientes na recepção, uma vez que há um fluxo contínuo, bem como outras atividades que surjam ao decorrer das 12 horas semanais de serviço. Por certo, a experiência de ser bolsista nesse espaço é algo que atravessa o sujeito, haja vista o contato com as particularidades do serviço e o compromisso ético e social com os indivíduos que chegam ali vulneráveis e em sofrimento. Além disso, perceber a relação entre teoria e pratica e os seus efeitos na vida dos indivíduos que chegavam à clínica é algo que reafirma o desejo de ser psicólogo. Desse modo, ao conhecer teórica e vivencialmente a realidade do S.P.A, fez-se notório a importância da atuação dos psicólogos no âmbito das políticas públicas e as dificuldades e potencialidade de tal serviço.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Experiências Estudantis – PRAE