PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA COM O PROJETO 'EU POSSO TE OUVIR'

Autores

  • Francisca Elane dos Santos Araújo
  • Kyaya Gomes de Carvalho, Gizelle Noronha Almeida, Pedro Igor da Frota Viana do Nascimento
  • Camilla Araujo Lopes Vieira

Resumo

INTRODUÇÃO: No segundo semestre do ano de 2019, a partir da disciplina de Psicologia e Educação em Saúde, tivemos a oportunidade de ver a amplitude das práticas de educação em saúde que não se esgotam somente nas instituições que fazem o serviços de atenção primária, de promoção da saúde e prevenção de doenças, por exemplo, mas que se encontram na própria população, comunidade ou indivíduo. A partir das visitas institucionais promovidas pela disciplina, pudemos conhecer alguns serviços de saúde do município de Sobral que possuem suas práticas voltadas para o trabalho de Educação em Saúde, um desses é o Programa Saúde na Escola (PSE). Dentro desse programa, conhecemos um projeto bastante atuante intitulado Eu Posso Te Ouvir, que promove um espaço de escuta dos sofrimentos dos estudantes que fazem parte da rede de educação pública do município, com o fim de diminuir os índices de automutilação e prevenir o suicídio entre os jovens que se encontram em sofrimento. OBJETIVOS: Relatar a experiência prática no tocante a disciplina de Psicologia e Educação em Saúde em relação a ação do projeto “Eu posso te ouvir” do Programa Saúde na Escola (PSE).METODOLOGIA: O presente trabalho irá expor o relato de uma experiência que ocorreu no dia 27 de setembro de 2019 com uma Oficina de Sentidos, promovida pelo projeto “Eu posso te ouvir” do programa PSE, para com o corpo escolar da escola Maria José Santos Ferreira Gomes situada em Sobral-CE. RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com esta experiência pudemos perceber a potência do cuidado em saúde no sentido de promover uma sensibilização para a escuta e acolhimento das demandas do corpo escolar, possibilitando esse espaço de elaboração de sentidos e afetos com relação a sua prática laboral, no que desencadeia um cuidado e atenção mais aprimorada ao corpo estudantil. Com isso, a experiência foi bastante importante para o nosso processo formativo, possibilitando a articulação entre teoria e práxis imprescindível para nós estudantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Experiências Estudantis – PRAE