UM DIÁLOGO SOBRE PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS COM O FILME A CHEGADA
Resumo
O ensaio que está sendo apresentado foi realizado na disciplina de Fundamentos Metodológicos das Ciências Humanas do curso de Psicologia. Ele tem como principal objetivo abordar uma discussão sobre concepções científicas, assim, foram usadas correntes filosóficas para desenvolver esse diálogo. Desse modo, o texto é iniciado com o questionamento “o que é ciência? ”, porém a proposta do nosso texto não é responder essa pergunta e sim fazermos uma análise com algumas correntes de pensamento. Seguindo essa lógica, notamos a necessidade de voltarmos para o século XVI, em que a Revolução científica foi iniciada, e a partir desse momento histórico a técnica e a experimentação ganharam uma maior força na sociedade. Nessa parte do ensaio o Teocentrismo e o Antropocentrismo são citados, principalmente pelo fato de que o primeiro foi superado e o segundo tornou-se vigente a partir desse maior desenvolvimento científico. Outra corrente que é expressa no ensaio acadêmico é a positivista, a mesma tem uma perspectiva de que ciência é aquilo que é comprovado empiricamente. Assim, Boaventura é citado quando o paradigma dominante é visto como algo que perpassa na ciência desde a Revolução Científica, em especial na corrente positivista, já que ela afirma e separa o que é científico e o que não é. Depois disso, o texto se desdobra para o contexto do filme A Chegada, ele representa um contexto em que alienígenas (heptapods) chegaram em várias cidades do mundo a fim de se comunicar com os humanos. No filme é possível verificar o paradigma dominante no momento em que a. Louise, que é linguística, tem o seu trabalho limitado aos padrões científicos estabelecidos pelos outros cientistas que estavam estudando o caso dos heptapods. O método que estava sendo trabalhado não atingia o objetivo, pois estavam usando o inglês para se comunicar com os extraterrestres, ou seja, não havia um método específico para eles e era justamente a proposta de Louise que estava sendo ignorada.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Experiências Estudantis – PRAE
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.