A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E DE INFORMAÇÃO: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PACIENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UFC- CAMPUS DE SOBRAL

Autores

  • Mariane Pereira de Olivindo
  • Murilo Alves Florindo Carvalho, Isac Moreira Sousa, Nicole França de Vasconcelos
  • Mário Áureo Gomes Moreira

Resumo

INTRODUÇÃO: A utilização de recursos visuais, tais como vídeos, permite uma ampla variação de formatos e diferentes finalidades, tendo como aspecto em comum, o apelo que as imagens exercem sobre o expectador e a possibilidade de veiculação de ideias de forma clara e objetiva. O presente trabalho consiste na apresentação da percepção dos estudantes e pacientes do Curso de Odontologia da UFC a respeito dos vídeos produzidos com finalidade didática dentro da sala de aula e dos vídeos informativos apresentados no ambiente da sala de espera da clínica odontológica, respectivamente. OBJETIVO: Apresentar a percepção e as principais críticas e sugestões dos estudantes e pacientes sobre a utilização dos vídeos e como a utilização deste recurso é apreendida por estes dois públicos. METODOLOGIA: Através da aplicação de um questionário padrão desenvolvido e voltado para cada público e de uma entrevista semi-estruturada, visa-se entender como estes recursos são percebidos por estudantes e pelos pacientes. A população de estudantes participantes consiste nos estudantes matriculados no 4º semestre de Odontologia e que cursam o Laboratório de Dentística. A população de pacientes deste trabalho, consiste no número de pacientes atendidos na clínica Odontológica da UFC, durante o segundo semestre de 2019, selecionados randomicamente no ambiente da sala de espera. RESULTADOS: Por meio do presente trabalho torna-se possível entender como a utilização de recursos visuais no formato de vídeo, utilizados com finalidade didática e informativa, é recebido e percebido por parte dos estudantes e pacientes no Curso de Odontologia da UFC Sobral. Tal resultado permite que suas conclusões atuem como subsídio para a avaliação do impacto que este recurso apresenta enquanto veículo de ideias, bem como, avaliar sua efetividade junto ao público mencionado o que pode significar uma importante material para constantes aprimoramentos da sua utilização.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação – PROGRAD