DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA DE ENSINO INTERATIVA VOLTADA AO ENSINO DE FARMACOLOGIA BASEADA EM PBL (PROBLEM BASED LEARNING)

Autores

  • Melisse Pontes Cabral
  • Ícaro Prado Vasconcelos, Anderson Dias Arruda, José Antônio Lopes Soares Júnior
  • João Guilherme Nogueira Matias

Resumo

Esse trabalho tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos no desenvolvimento de uma plataforma de ensino interativa baseada em PBL (Problem Based Learning) para disponibilização de matérias, questionários e interação entre professor e alunos na disciplina de Farmacologia, o Farmabook. Utilizando o desenvolvimento multiplataforma com as tecnologias Web, baseando o desenvolvimento em ferramentas, com crescimento exponencial no mercado atual de software, Javascript, NodeJS e React Native, afim de obter um plataforma com um grande aceitação de dispositivos, sendo possível uma experiência de usuários unificada para diferentes dispositivos. Desta forma, minimizando o trabalho empenhado no desenvolvimento e obtendo compatibilidade com sistemas Android, iOS e Web. A plataforma pretende a transformar o ensino de Farmacologia trazendo aos alunos do primeiro semestre nos cursos de saúde da UFC, a possibilidade adquirir experiência, sem que para isso seja necessária a existência e contato com pacientes acometidos por diversas patologias, em suas diferentes apresentação de sintomas. Futuramente, com a obtenção de dados por meio da análise das deficiências na aprendizagem de determinados conteúdos, será possível direcionar melhor o docente de modo a clarificar onde vede ser o maior enfoque para melhorar o ensino. Por fim, será possível corrigir deficiências na aprendizagem, antes que esses estudantes entrem na parte prática do curso, podendo assim no longo prazo, reduzir possíveis erros médicos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação – PROGRAD