DINAMISMO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA TECNOLOGIA: RELATO DO PROJETO CONEXÃO SUS

Autores

  • Francisco Victor da Silva Fontenele
  • Jacques Antonio Cavalcante Maciel, Alrieta Henrique Teixeira, Pedro Isac Fontenele Saldanha, Jordania Chaves de Siqueira
  • Mariana Ramalho de Farias

Resumo

A utilização de tecnologias como instrumentos pedagógicos inaugura papéis no processo de ensino-aprendizagem, no qual as ferramentas de comunicação fazem com que o conhecimento não esteja mais limitado apenas a espaços convencionais de ensino. Diante do conhecimento incipiente dos brasileiros, inclusive dos ingressantes do curso de Odontologia, acerca das temáticas pertinentes ao Sistema Único de Saúde, tem-se a necessidade do uso desses artifícios tecnológicos no auxílio da compreensão do SUS. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência dos 4 anos de existência do projeto Conexão SUS, que surgiu como uma ferramenta de ensino aos acadêmicos através da criação de um canal no Youtube, de vídeos abordando temáticas sobre o SUS, a fim de engajar os estudantes do primeiro ano do curso de Odontologia nos conceitos de trabalho e no conhecimento teórico‐prático sobre o Sistema Único de Saúde. Os vídeos compartilham conteúdo com linguagem simples e clara, trazendo aos acadêmicos a oportunidade de rever o conteúdo abordado em sala de aula e também de utilizar o espaço dos comentários para o compartilhamento de informações e a construção coletiva do conhecimento. A experiência com este instrumento pedagógico de ensino proporcionou uma alternativa a mais de estudo para os alunos e fomentou uma maior dinamicidade no aprendizado. Atualmente, o canal possui 12.250 inscritos, com 20 vídeos postados; totalizando 656.093 visualizações. O Conexão SUS obteve um alcance expressivo por acadêmicos de outras universidades e de cursos técnicos, sendo acompanhado também por cidadãos e usuários do SUS, por conta de sua linguagem e conteúdo acessível. O projeto também conta com redes sociais de divulgação do conteúdo, e seus vídeos já foram referenciados por inscritos e por sites de defesa ao SUS. Tais resultados comprovam a eficiência do projeto como uma ferramenta que estimula o aprendizado e facilita a compreensão dos acadêmicos acerca do funcionamento do SUS.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação – PROGRAD