EXPLORANDO AS ENTRELINHAS DA ODONTOLOGIA - FACILITANDO O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DOS INGRESSANTES
Resumo
O estudante ao ingressar no ensino superior se depara com uma vivência bastante diferente do que experimentou durante a fase escolar, dessa forma a adaptação acadêmica se torna por muitas vezes um processo com várias dificuldades, gerando algumas incertezas, e um empecilho que impossibilita essa trajetória é a evasão do curso, que podem ocorrer por diversos motivos. Desta forma, esse processo chamado de adaptação acadêmica é crucial para que o estudante aprenda a lidar com as situações novas e superar as adversidades provindas do começo da vida universitária. Assim o projeto tem por objetivo atuar diretamente com os alunos ingressantes e dos semestres iniciais de forma didática objetivando aumentar o interesse dos acadêmicos pelo curso e avaliar o que os mesmos pensam sobre essa nova proposta. Para isso foi confeccionado um vídeo com depoimentos de uma professora e uma aluna do curso de odontologia da UFC campus Sobral, esse vídeo foi criado, gravado e editado por uma aluna que estava no oitavo semestre, sob a supervisão do professor orientador do projeto. Depois do momento de apresentação do vídeo com os alunos ingressantes foi elaborado e compartilhado um questionário on-line para esses mesmos alunos, para fazerem uma avaliação pessoal como alunos iniciando uma graduação e também a proposta de intervenção realizada pelo projeto. Dentre os alunos que responderam ao questionário, todos afirmaram que a apresentação do vídeo os motivou de alguma forma a permanecer no curso de Odontologia e que acham necessária a motivação de estudantes de graduação quanto às possibilidades de atuação no curso, reafirmando a importância desta forma de abordagem com o propósito de servir como canal de troca de idéias entre alunos e professores e conhecimento acerca da profissão. A resposta positiva dos alunos alcançados pela proposta do projeto mostra a relevância da continuidade do mesmo, bem como a aplicação do questionário de avaliação serve como parâmetros para comparações futuras.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação – PROGRAD
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.