GINCANA INVESTIGATIVA EM ANATOMIA DENTAL HUMANA: UM MÉTODO ALTERNATIVO, LÚDICO E FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
O estudo e o aprendizado da anatomia dental humana é tido como complexo e difícil, seja pela relevância do tema para a área da odontologia, seja pela pouca diferenciação anatômica entre as estruturas físicas dos elementos dentários ou até pela grande quantidade de variações anatômicas presentes nesses órgãos corporais. No método de ensino tradicional, cada aula teórica é associada a uma demonstração prática do tema. Porém, além de transmitir ensinamentos sobre os tópicos correspondentes à disciplina, a equipe docente tem o papel de estimular a criticidade e a reflexão aos discentes em busca de uma maior integração durante as aulas. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo mostrar uma atividade de metodologia ativa de aprendizagem relacionada a anatomia dental e, além disso, verificar a percepção dos discentes da disciplina de Anatomia Humana 2 sobre a eficácia dessa atividade para a construção do conhecimento. A atividade em questão, chamada de Gincana Investigativa, foi realizada durante um momento de aula, nessa metodologia a turma foi dividida em 3 grupos, após a divisão dos grupos, o monitor mediador lançaria uma situação clínica. Dada a situação a ser resolvida, os alunos recebiam fichas de perguntas sobre anatomia dental, que iriam auxiliá-los a construir o conhecimento e a resolver a situação-problema antes lançada. A equipe que conseguisse resolver o enigma mais rápido seria a campeã da gincana. Foram utilizados como materiais: Papéis, canetas, um retroprojetor e dentes humanos. Após a realização da atividade foi repassado aos participantes um questionário direcionado que visa avaliar a importância dessa atividade no âmbito de facilitar o processo de aprendizagem da anatomia dental humana. Os resultados do questionário estão em análise de dados com término previsto para antes dos Encontros Universitários de 2019.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação – PROGRAD
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.