PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA MONITORIA DA DISCIPLINA DE PATOLOGIA GERAL MELHORAM O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS?

Autores

  • Wylly Wesley Costa de Moura
  • Filipe Nobre Chaves, Marcelo Bonifácio da Silva Sampieri, Gislayne Nunes de Siqueira, Anne Diollina Araújo Morais
  • Denise Hélen Imaculada Pereira de Oliveira

Resumo

Introdução: De acordo com as diretrizes curriculares nacionais do curso de Odontologia, a disciplina de Patologia deve ser contemplada nas Ciências Biológicas de maneira geral e posteriormente nas Ciências Odontológicas como Patologia Oral. O estudo da Patologia Geral (PG) apenas em sala de aula, dentro do horário curricular, pode não ser suficiente para uma boa compreensão por parte dos alunos, devido a sua complexidade e especificidade. As monitorias podem ser um apoio pedagógico extracurricular, uma vez que o estudante tem acesso ao conteúdo uma segunda vez, sobre outra ótica e outra linguagem, por outro estudante que já cursou a disciplina. Metodologia: Foi realizada uma análise do desempenho dos alunos matriculados na disciplina de PG nos anos de 2018 e 2019 que frequentaram pelo menos 75% das monitorias, através de atividades avaliativas (total de 0-10) comparando os resultados com os alunos que não participaram regularmente dessas atividades Analisou-se ainda, através de testes (total de 0 – 0,5) aplicados antes e depois das monitorias, se houve progressão no entendimento do conteúdo pelos estudantes com a participação nas monitorias. Resultados: No ano de 2018, 44 alunos cursaram a disciplina de PG e destes, 36 participaram regularmente das monitorias e a média geral (MG) foi de 7,43, superando a parcela da turma que não participava da monitoria, que teve MG de 5. No ano de 2019, dos 41 alunos matriculados, 35 foram assíduos nas monitorias revelando MG de 6,9, superando os alunos que não participavam da monitoria que obtiveram MG 5,6. Os testes aplicados antes e depois das monitorias revelaram que em 2018 houve um aumento de 0,19 (pré-testes) para 0,26 (pós-testes). Em 2019, o aumento foi de 0,18 (pré-testes) para 0,35 (pós-testes). Conclusão: Atividades de monitorias extracurriculares constituem um efetivo apoio pedagógico, dando suporte aos alunos, melhorando seus resultados, bem como a compreensão da disciplina até o final do semestre.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação – PROGRAD