PERCEPÇÃO DOS MONITORES EM RELAÇÃO AO PROJETO ELABORAÇÃO DE UMA PLATAFORMA VIRTUAL DE APIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATIVA EM FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA PARA OS ACADÊMICOS INGRESSANTES NO CURSO DE MEDICINA EM SOBRAL A PARTIR DO MODELO PROBLEM BASED LEARNING (PBL)

Autores

  • Anderson Dias Arruda
  • José Antônio Lopes Soares Júnior, Melisse Pontes Cabral
  • João Guilherme Nogueira Matias

Resumo

INTRODUÇÃO: O ensino médico, de modo geral, envolve a associação entre teoria e prática.Uma metodologia de ensino de particular importância nesse contexto é o ensino baseado em problemas (PBL). Na medicina, ele se dá majoritariamente por meio de casos clínicos. Dessa, este projeto surge com a proposta de criar o Farmabook, que consiste na criação de uma página no site de nossa faculdade que possa ser acessível aos acadêmicos ingressantes do curso de Medicina. OBJETIVO: Formular uma plataforma virtual para facilitar o projeto de ensino-aprendizagem de forma ativo em Fisiologia e Farmacologia. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo das avaliações individuais dos monitores quanto à realização do projeto.RESULTADOS: O projeto também permitiu o desenvolvimento do raciocínio clínico dos acadêmicos recém-ingressos no curso de Medicina desde os seus primeiros semestres de graduação. Por meio de questões objetivas e casos clínicos semanais, em parceria com uma metodologia ativa de pesquisa e discussão dos casos, os acadêmicos poderão compreender e aplicar melhor os seus conhecimentos em Farmacologia e Fisiologia na realidade médica. Eles ainda puderam discutir esses casos entre si e com seus professores, criando uma rede de integração e compartilhamento de conhecimentos médicos nessas duas áreas para tanto aprimorar o conhecimento quanto fortalecer a parceria entre docentes e discentes na perspectiva de auxílio no processo ensino-aprendizagem.CONCLUSÃO: Os alunos monitores atuaram preparando casos extras ou auxiliando os visitantes na digitalização e na formatação dos casos. Assim, o aluno membro do projeto foi responsável por fazer contato com professores e colegas de turma e frequentar reuniões científicas em busca de casos clínicos para serem apresentados. Ele realizou a revisão bibliográfica, elaborou a questão e escreveu a discussão do caso. Nessa etapa, foi acompanhado por um orientador, professor ou médico do serviço, que faz a primeira revisão

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos de Graduação – PROGRAD