ENLAÇO – DIÁLOGOS SOBRE SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Maria Lídia de Farias Araújo
  • NULL
  • Fúlvio Holanda Rocha

Resumo

O projeto Enlaço, criado em julho de 2019 e vinculado ao PET – Psicologia da Universidade Federal do Ceará – campus Sobral, nasceu da demanda discente para se discutir e dar maior visibilidade a questões que giram em torno da saúde mental no contexto universitário. Essas indagações são pertinentes para se buscar uma melhor saúde mental, valorizando essa temática e reconhecendo que a Universidade deve dar atenção ao bem-estar não só físico, mas sobretudo mental de seus estudantes. O projeto pretende suscitar ações acerca da saúde mental dentro do contexto universitário, propiciando uma maior abrangência e espaço a essa temática dentro da própria Universidade e estimulando o debate e a integração de seus estudantes. Tem como público-alvo todos os estudantes do campus de Sobral/UFC que desejem participar das ações. Utilizamos as redes sociais para divulgação e interação com os estudantes interessados. Além disso, o projeto conta com articulações e parcerias com outros projetos similares e que tenham interesse em abordar o tema da saúde mental no contexto universitário. Dentre as metodologias escolhidas a serem aplicadas, estão: rodas de conversa, mesa redonda e intervenções artísticas. As primeiras atividades foram rodas de conversas sobre relacionamentos interpessoais dentro da universidade, assédio e relação de pertencimento dos estudantes transferidos com a Universidade, temáticas estas escolhidas pelos próprios alunos, incitando o protagonismo dos estudantes acerca das questões que giram em torno da saúde mental na universidade. O projeto já alcançou certa visibilidade e espaços para que as discussões aconteçam, além de conseguir reunir e planejar, junto com outras extensões e projetos, atividades em comum propiciando assim uma maior relevância e atenção sobre saúde mental na Universidade. Pretendemos ainda alcançar novas parcerias dentro da Universidade para que a temática consiga alcançar cada vez mais espaço e uma maior integração entre os estudantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Programas de Educação Tutorial – PROGRAD