PLATAFORMA DE GERAÇÃO DE QUESTÕES PARA FINS DIDÁTICOS

Autores

  • Lucinara Kecia Silva Fernandes
  • NULL
  • Antonio Josefran de Oliveira Bastos

Resumo

Uma das grandes problemáticas enfrentadas pelos profissionais de ensino atualmente está tanto na procura por incentivo ao estudo gradual dos conteúdos lecionados quanto no controle do aprendizado dos alunos. Como forma de ferramenta, a solução proposta consiste no desenvolvimento de uma plataforma em forma de site com aplicações implementadas com objetivo de auxiliar, a priori, docentes dos cursos da UFC. A principal funcionalidade consiste em um gerador de questões que opera gerando questões aleatórias a partir de modelos pré-estabelecidos. Os modelos estabelecidos possuem a forma geral da questão, enquanto que os elementos aleatórios são elementos que podem ser alterados sem que a ideia geral para resolver a questão seja perdida (valores, nome de pessoas, contextualização da questão, etc). Os exercícios serão agrupados em módulos para melhor organização do site. Como aplicação secundária, a plataforma terá uma sessão de informações estatísticas que será disponibilizada a partir do nível de usuário (professor ou aluno); como aluno, o usuário terá acesso ao seu desempenho a partir do método de gamificação, além dos acertos e erros das questões respondidas por ele; como professor, além do mesmo acesso, serão disponibilizados outros dados estatísticos como média da turma, acertos/erros por questão etc. Sobre perspectivas futuras, serão implementados métodos de aprendizagem de máquina, fazendo uso dos dados das respostas dos usuários a nível aluno como entrada, com o intuito de dinamizar a geração das questões a partir do respectivo grau de conhecimento do estudante.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Programas de Educação Tutorial – PROGRAD