FORMAÇÃO ORQUESTRAL NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ: O ENSINO DE FLAUTA DOCE NA ESCOLA DE MÚSICA DE SOBRAL EM PARCERIA COM A UFC CAMPUS DE SOBRAL.

Autores

  • Glória Brenda Marques Fernandes
  • Ellen Vasconcelos de Sousa
  • Adeline Annelyse Marie Stervinou

Resumo

Neste trabalho, apresentamos os resultados do projeto de extensão Orquestra de Flautas doce, cujo o intuito consistiu em despertar o interesse pelo estudo da flauta doce com alunos matriculados na Escola de Música de Sobral. O projeto tem como objetivos: a) o Ensino das flautas doces para crianças desde seis anos de idade; b) Aproximar as duas instituições principais de ensino de música da cidade, a saber: o curso de música da UFC Campus Sobral e a Escola de Música de Sobral; c) Despertar o interesse pelo estudo destes instrumentos; e d) Disponibilizar um espaço de ensino-aprendizagem musical adequado. Os encontros ocorrem semanalmente, nas quintas-feiras, na Escola de Música de Sobral, no turno da tarde. Entre os participantes, estão crianças de 6 a 13 anos de idade. Como conteúdo proporcionado nos ensaios, utilizamos a metodologia de ensino coletivo, onde ocorre a ajuda mútua de professoras e alunos para enfrentar as dificuldades, além da experiência e contato com um regente. No projeto são usadas as flautas doces soprano e é praticada a leitura de partitura do repertório escolhido pelas professoras, para as futuras apresentações. Com a experiência no projeto, foi possível constatar que através da utilização do método de ensino coletivo, ocorre a interação entre as crianças, tornando um ambiente de ensino-aprendizagem em um espaço de socialização, mostrando como esta metodologia de aprendizagem influencia de maneira positiva na motivação dos participantes. É importante destacar que além dos ensaios, também ocorreram apresentações ao longo dos semestres, na UFC Sobral e no Theatro São João, localizados na mesma cidade, durante vários eventos das duas instituições. Considera-se que o projeto atingiu seus objetivos durante o tempo de atividade, visto que a metodologia mostrou-se efetiva. Espera-se que o ensino de flautas através da extensão continue a ser uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, social e musical para as crianças participantes do projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Cultura Artística – SECULT – ARTE