O ENSINO COLETIVO HETEROGÊNEO DE CORDAS FRICCIONADAS NA UFC SOBRAL: A INTEGRAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA.

Autores

  • Iago David Barroso
  • Oscar Moura Sales Neto, Danilo de Jesus Silva
  • Israel Victor Lopes da Silva

Resumo

O referente trabalho abordará sobre a importância do ensino coletivo heterogêneo na aprendizagem dos instrumentos de cordas friccionadas, tendo como base as aulas oferecidas pelo projeto de extensão “Orquestra de Câmara da UFC Sobral”, do curso de Música - Licenciatura da UFC Sobral. O objetivo do projeto consiste em democratizar o acesso à Educação Musical através de instrumentos de cordas friccionadas e a prática de orquestra, propiciando o desenvolvimento de habilidades e de competências sociais e cognitivas, além de promover a formação de público por meio de um repertório que privilegie a diversidade cultural local e universal. Os cerca de 30 alunos frequentam duas aulas semanais ministradas pelos monitores e o coordenador responsável, sendo uma em modalidade heterogênea, cada turma com seu instrumento especifico, e a outra com todos praticando em conjunto (objeto de investigação desse trabalho). Ao final de cada semestre, o aluno é avaliado, e, caso seja considerado apto, passa a integrar a turma do módulo seguinte, sendo composto de peças didáticas, com partes adaptadas a cada módulo. A metodologia utilizada é baseada em métodos como Suzuki, Frost, Weisberg, além de peças nacionais escritas e/ou adaptadas pelo prof. Israel Victor, coordenador do projeto. As aula-ensaios ocorrem semanalmente com todas as turmas compondo a orquestra de cordas, com o professor/regente conduzindo a aula, da qual participam os bolsistas auxiliando seus respectivos alunos. Destarte, é possível ver que cada vez mais o ensino coletivo heterogêneo vem auxiliando consideravelmente o aprendizado dos alunos, confirmando os estudos de Cruvinel (2005), entre os quais o acelerado desenvolvimento dos elementos técnico-musicais para a iniciação instrumental; há baixo índice de desistência; a teoria musical é associada à prática instrumental, facilitando a compreensão dos alunos e o resultado musical ocorre de maneira rápida, motivando os alunos a darem continuidade ao estudo do instrumento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Cultura Artística – SECULT – ARTE