A RELEVÂNCIA DAS ATIVIDADES DE PESQUISA CIENTÍFICA DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE FARMACOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO

  • Victor Souza Ferreira
  • Hellíada Vasconcelos Chaves, Mirna Marques Bezerra
  • Nayara Alves de Sousa

Resumo

Introdução: Uma parte dos estudantes de graduação interessa-se pela pesquisa, portanto, é necessário entender como as atividades cientificas influenciam a vida acadêmica. Objetivos: Analisar o desenvolvimento dos alunos que participam de atividades no laboratório de Farmacologia. Metodologia: Trata-se de um estudo baseado em um questionário aplicado para os estudantes envolvidos com o desenvolvimento de pesquisa científica no laboratório de Farmacologia. Os dados foram colhidos em novembro de 2019. Resultados: O questionário foi respondido por 13 estudantes. Quando questionados sobre o tempo de atuação no laboratório verifica-se que 69% dos alunos estão há mais de um ano e 31% estão há menos de um ano. Outra questão foi relacionada a dificuldade na realização de experimentos e nota-se que 61% responderam que houve apenas no início e 39% não apresentaram dificuldade. Além disso, foi perguntado sobre a orientação dada pelos coordenadores dos experimentos e 92% responderam que a prática é adequada e 8% razoavelmente adequada. Foi questionado se as atividades contribuíam para o desenvolvimento de habilidades e competências do aluno e 100% responderam que sim. Sobre as possíveis contribuições da atividade científica, 61% responderam sobre contribuição com a comunidade, enquanto 39% responderam sobre a formação de novos pesquisadores. Outra questão objetivou identificar se os trabalhos de experimentação auxiliam no entendimento dos conteúdos abordados em sala de aula e 88% responderam sim. Por fim foi perguntado se os pós-graduandos discutem a metodologia desenvolvida nos experimentos e 92% responderam sim. Conclusão: O estudo dos dados mostrou que as atividades laboratoriais são de grande importância para o acadêmico. Elas contribuem na formação, possibilita novos caminhos dentro da graduação, desperta o desejo pela ciência e complementa a graduação, melhorando as habilidades. Por fim, foi constatado o quanto a ciência é importante para a graduação.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE