AULAS DE ANATOMO-CLÍNICAS PARA ACADÊMICOS DO PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRE DE ODONTOLOGIA DÁ UFC – RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Francisco Anderson Vasconcelos de Sales
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  • Hellíada Vasconcelos Chaves

Resumo

1. Introdução: O apoio de bolsistas do Bolsa Iniciação Acadêmica as Monitorias de Anatomia realizam são suporte ao semestres iniciais nessa área do conhecimento científico, onde geralmente os acadêmicos apresentam grande dificuldade devido a complexidade e a grande quantidade de conteúdo abordado nessa disciplina. Devido as questões supracitadas, o apoio às monitorias através de casos clínicos reais que envolvem alterações anatômicas instigam o aluno a estudar o conteúdo de forma a aplicar seu conhecimento adquirido durante as aulas expositivas. Desse modo, esse suporte aprimora o ensino da disciplina e colabora para melhoras do aprendizado, tanto para alunos dos semestres iniciais, quanto para bolsistas que estão constantemente estimulados a aprender e relembrar os conteúdos vistos em anatomia. Objetivo: aprimorar o aprendizado em anatomia e colaborar com a evolução da disciplina. Descrição da Experiência: as aulas foram realizadas nas dependências da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral. Foi necessário para elaboração das aulas casos clínicos cujo enfoque envolvem os temas das aulas que os estudantes dos semestres iniciais de odontologia estavam tendo naquele momento. As aulas correlacionavam casos clínicos a alterações anatômicas que repercutiam em algum grau no paciente abordado. Apesar das dificuldades das de conciliar os horários das turmas com o dos monitores, as aulas foram bastante proveitosas. Todos os alunos estavam interessados em conhecer mais sobre os casos e assim poderem observar as alterações anatômicas de cada caso clínico. Conclusão: dessa forma, tanto para o acadêmico do Bolsa Iniciação Acadêmica, quanto para os acadêmicos dos semestres iniciais do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, o aprendizado foi extremamente produtivo, tendo em vista a importância desse conhecimento na área de saúde.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE