DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS BIOLOGIA CELULAR, HISTOLOGIA, EMBRIOLOGIA E FISIOLOGIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA

  • Maria Daiana Rufino Freire
  • Sabrina Karen Meneses morais
  • José Roberto Viana Silva

Resumo

As disciplinas de Biologia Celular, Histologia, Embriologia e Fisiologia são lecionadas no ciclo básico de diversos cursos da área da saúde. Tais disciplinas muitas vezes são vistas pelos alunos de forma fragmentada e desvinculada sem nenhuma aplicação na sua prática profissional. Em virtude da complexidade e importância dessas disciplinas é exigido a elaboração de mecanismos que estimulem o estudo e a integração desses conhecimentos distintos, mas complementares. o objetivo desse projeto é elaborar atividades que integrem as disciplinas de biologia celular, histologia, embriologia e fisiologia para alunos do primeiro ano do curso de Odontologia da UFC campus Sobral. As atividades desenvolvidas consistiram em, inicialmente, uma aula rápida com o auxílio de slides. Após a apresentação, os alunos eram divididos em grupos onde respondiam perguntas referente ao assunto dado, e cada pergunta valia uma pontuação específica para no final haver a entrega de uma pequena premiação para o grupo vencedor. Além disso, foi disponibilizado previamente um resumo para auxiliar os alunos nos estudos para as provas. Foi elaborado um questionário qualitativo com 6 perguntas para avaliar a eficiência e aderência da metodologia utilizada. O questionário foi respondido por 31 alunos, sendo obtidos os seguintes resultados: 30 alunos consideram as disciplinas do ciclo básico muito importantes, 26 responderam que o material escrito(resumo) contribuiu para o aprendizado, 28 acreditaram que as aulas contribuíram para o seu aprendizado, 28 alunos consideraram que as dinâmicas ajudam na fixação do aprendizado e 30 alunos consideraram as disciplinas do ciclo básico como muito importantes para sua formação profissional. Dentre as sugestões, está uma maior frequência de atividades e aulas mais dinâmicas .Por fim, conclui-se que a utilização dos mecanismos de integração, constituem importantes ferramentas para a formação do conhecimento básico dos alunos do primeiro ano do curso de Odontologia.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE