ESCALA FATORIAL DE NEUROTICISMO (EFN): RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Samaritana Chaves Magalhães
  • André Sousa Rocha, Damares Lima de Sousa, Gutemberg de Sousa Moreira, Marília Vasconcelos Costa
  • Maria Suely Alves Costa

Resumo

Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo- se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo, em decorrência do que dispõe o § 1° do art. 13 da lei no 4.119/62. (Resolução CFP 002/2003). A Escala Fatorial de Neuroticismo (EFN) é um instrumento psicométrico para avaliar o Neuroticismo/ Estabilidade Emocional, um dos âmbitos da personalidade humana. O modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) da personalidade divide a personalidade humana em cinco grandes dimensões, que são elas: Neuroticismo, Extroversão, Socialização, Realização e Abertura para a Experiência. Esses fatores subdividem-se ainda em facetas que mensuram construtos específicos que é o caso do Neuroticismo, onde suas sub-dimensões tendem a avaliar sintomas e predisposições que perpassam entre depressão, ansiedade, vulnerabilidade e desajustamento psicossocial. O objetivo proposto é relatar a experiência de aplicação da Escala da EFN. Para aplicação utilizamos uma sala com boa acomodação, sem excesso de ruídos . Participou um homem, de 21 anos, estudante do curso de Psicologia, instruído quanto aos objetivos do estudo realizado, preceitos éticos, anonimato e participação voluntária. Os resultados indicaram que o sujeito cumpriu o tempo esperado para a realização completa do instrumento, 40 minutos. A correção do teste foi feita de acordo com as indicações do manual do instrumento. Utilizou-se o crivo correspondente na qual os resultados foram transcritos para a tabela que está na folha de respostas. Verificou-se no teste a inexistência de erros por omissão na folha de respostas. O sujeito em estudo apresentou característica de baixo autoestima, dificuldades em tomar decisões, instabilidade emocional. Concluímos que o contato prático de instrumentos, além da aproximação com a realidade, permite dinamismo na metodologia de ensino, uma vez que incorpora e alia teoria e prática, permitindo maior compreensão por parte dos discentes.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE