ESTUDO DE BIBLIOGRAFIAS PARA DESENVOLVIMENTO DO ACERVO NA BIBLIOTECA DO CAMPUS DE SOBRAL

Autores

  • Maria Eline Silva de Farias
  • Luana Correia do Nascimento
  • Ana Márcia Andrade Silveira de Sousa

Resumo

A disponibilização de um acervo atualizado poderia melhorar a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão no Campus local, visto que o mesmo é na grande maioria das vezes a principal fonte de consulta dos discentes e docentes. Sob esta perspectiva objetivamos avaliar a adequação do acervo bibliográfico da Biblioteca do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará, englobando a avaliação do acervo em termos qualitativos e quantitativos, e procurando compreender que o desenvolvimento do acervo deve ser feito de forma contínua considerando-se a constante atualização bibliográfica dos planos de ensino dos cursos. Depois de feita a coleta de dados realizou-se um estudo estatístico do acervo. Na avaliação qualitativa, detecta-se que para o curso de Odontologia 51,64% dos itens estavam presentes, a Psicologia obteve somente 37, 52%, a Engenharia de Computação atingiu 61% e a Música alcançou 70,34%. Já para a avaliação quantitativa, a média per capita que consiste na divisão da quantidade de exemplares por a quantidade de alunos ativos em cada curso, foi de 11,8 para Odontologia; 5,7 para a Psicologia; 3,86 para Engenharia de Computação e 19,7 para a Música. Dessa forma conclui-se que acompanhamento dos planos de ensino dos cursos é um dos pilares que move uma biblioteca e que uma gestão eficiente e responsável do acervo reflete na execução da função social da biblioteca que é fornecer informações aos seus usuários. Ademais, a utilização do repositório institucional da Universidade Federal do Ceará feita pela biblioteca do Campus, possibilita a preservação e o acesso online ao público a artigos, monografias, dissertações, teses, livros, e tudo o que é produzido em vários cursos ofertados na Universidade Federal do Ceará. Desse modo, essa ferramenta torna-se de suma importância para difundir o conhecimento sobre os mais variados assuntos relacionados aos programas de graduação e pós-graduação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE