PROJETO DE INICIAÇÃO ACADÊMICA NO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

  • Ana Kelvia Alves da Silva
  • Paulo Henrique Dias Quinderé, Davi Carneiro da Silva, Ronaldo Gildo Pessoa da Silva
  • Josiany Oliveira Mota

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência que tem por objetivo compartilhar a vivência no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) dentro do Projeto de Iniciação Acadêmica (PBIA). O S.P.A é um Serviço escola que engloba ensino, pesquisa e extensão. O serviço oferece atendimento psicológico gratuito a comunidade, envolvendo também outras atividades oportunizando experiência e aprendizado aos estudantes do último ano do curso de psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campos Sobral e aos residentes de psiquiatria, sob supervisão de professores psicólogos com vasta experiência clínica. As principais atividades do projeto consistem em: resguardar a sala dos Arquivos, montar prontuários, fazer impressões, fichas de anotações. Prestar auxílio na recepção: atendendo telefonemas, recepcionando os usuários, atendendo as demandas dos estagiários como em atividades que consistem em marcar/ desmarcar atendimentos, fazer reserva de salas, repassar recados dos pacientes para os estagiários referente a atrasos, faltas e justificativas. Verificar situação do usuário no serviço por meio da consulta de prontuário. Esta atividade em especifico, só pode ser realizada pelo estagiário do serviço, que deve fazer uso do sigilo e comprometimento ético com as informações dos prontuários. Um aspecto marcante na experiência enquanto bolsista é a de acompanhar e observar, desde a recepção, a chegada do usuário até o serviço, identificando como a experiência clínica pode auxiliar em determinadas situações. Foi notório o minucioso trabalho dos outros profissionais no serviço ao lidar com pessoas que buscam o espaço em condição de sofrimento psíquico. Em suma, foi possível notar a dinâmica do serviço para além do que possibilitava o estágio clínico, expandindo os ganhos e experiência. O ambiente exige um preparo dos demais profissionais pelo tipo de demanda que recebe e isso contribui para um bom atendimento à comunidade.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE