PROJETO FORMAMUS: A PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL PARA OTIMIZAÇÃO NA BUSCA POR PUBLICAÇÕES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL

  • Arthur Moreira do Nascimento
  • Sara Sousa Alves
  • João Emanoel Ancelmo Benvenuto

Resumo

O “Projeto Formamus”está vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Práticas em Educação Musical (LAPPEM), do curso de Música - Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral. A justificativa para o desenvolvimento dessa pesquisa tem como ideia central facilitar e direcionar o acesso às publicações e atividades existentes na área de educação musical, através de um trabalho de análise, catalogação e divulgação do vasto campo de produções científicas e atividades disponíveis na Web junto ao site do “Projeto Formamus”. Nesta perspectiva, o referido trabalho pretende instigar aos profissionais que atuam direta ou indiretamente na área de Música (educadores musicais, músicos, professores de artes, pedagogos, entre outros) para a importância do conhecimento produzido e da otimização no acesso às publicações e atividades disponíveis na área de Música/Educação Musical. Portanto, a proposta central da pesquisa visa compilar e catalogar publicações relacionadas com a área de Música/Educação Musical, as quais estão disponíveis em diferentes bases de dados da Internet, no intuito de otimizar o gerenciamento no acesso a tais publicações e atividades musicais em um único ambiente virtual. A pergunta de partida da pesquisa tem como indagação: Quais as influências na utilização de um site como repositório de materiais para a atuação dos profissionais que trabalham na área de Música/Educação Musical ou áreas afins? Como apontamentos preliminares, destaca-se que tal pesquisa, poderá contribuir para orientar o desenvolvimento de estudos futuros que envolvam trabalhos de levantamento e/ou catalogação de publicações na área de Música. Além disso, tal perspectiva pode auxiliar os diversos profissionais que atuam na área no suporte para conhecimento de referencial teórico com temáticas relacionadas e, também, possibilitar que tais agentes encontrem pesquisas e atividades que contextualizam suas práticas ou embasam as dificuldades vivenciadas no seu cotidiano de trabalho.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE