UTILIZAÇÃO DE INDICADORES ÁCIDO-BASE SIMPLES E ALTERNATIVOS.
Resumo
O trabalho apresenta a execução de um projeto que busca alternativas para aprimorar e viabilizar o ensino de química na Universidade Federal do Ceará, especificamente no contexto da experimentação de substâncias ácido-base no Laboratório de Química, de acordo com as condições dos laboratórios e utilizando-se recursos simples e alternativos, nas práticas realizadas. Foi desenvolvido um método para substituir as atuais substâncias indicadoras utilizadas nas aulas práticas, como a fenolftaleína, por outras que atendam às mesmas características e que sejam mais acessíveis. Os indicadores ácido-base são utilizados para indicar valores aproximados de pH de uma substância. Existem indicadores sintéticos, como a fenolftaleína e o alaranjado de metila, ambos utilizados nos laboratórios como também existem algumas substâncias presentes em vegetais que funcionam como indicadores naturais, tratam-se das antocianinas. Alguns exemplos são o repolho roxo, beterraba, uva, entre outras. Este trabalho baseou-se em realizar repetidos experimentos utilizando diferentes vegetais para comprovar qual seria o ideal, nesse caso, o vegetal que apresentou melhor desempenho foi o repolho roxo. Posteriormente, foi realizada análises e observações para determinar quanto tempo as substâncias poderiam ser armazenadas sem que sofressem alguma alteração em sua composição. Os resultados proporcionaram a confirmação de novas alternativas simples e viáveis para posterior implementação.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
Encontro de Iniciação Acadêmica – PRAE
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.