COMPARAÇÕES PRÁTICO-METODOLÓGICAS ENTRE AULAS OBRIGATÓRIAS, ELETIVAS E OFICINAS DE CONTRATURNO NAS ESCOLAS DO PIBID MÚSICA UFC SOBRAL.

  • Matheus Jonas Batista Andrade
  • Ana Jakeline da Silva, Cloves de Andrade Morais, Francisco Dênis Paz Santos
  • Israel Victor Lopes da Silva

Resumo

Neste trabalho, será realizado um comparativo entre os três tipos diferentes de aula em duas escolas atendidas pelo Pibid Música UFC Sobral, uma de Ensino Médio e outra de ensino Fundamental, analisando os objetivos, abordagens e metodologias de cada uma de acordo com os Programas Curriculares Nacionais (PCN’s) e com a análise da abordagem de cada professor dentro da sala de aula. Este trabalho busca encontrar as principais semelhanças e diferenças do ensino de música nessas duas escolas. Estão sendo analisados três tipos diferentes de aula: a) aulas obrigatórias que compõem a grade curricular obrigatória no horário letivo, com conteúdos de Apreciação Musical, Introdução à Partitura e Composição Musical. Autores como Schafer, Kodály (Manossolfa), Swanwick (CLASP), e Ciavatta; b) Aulas Eletivas que ocorrem durante o horário letivo, fazendo parte também da grade curricular, onde o aluno escolhe o que vai estudar sem passar por avaliação. Promovemos principalmente a Prática em Conjunto (violão, teclado e percussão), utilizando como referência Henrique Pinto, Swanwick (CLASP), e Ciavatta; c) aulas de contraturno que ocorrem fora do horário de aula, onde o aluno não tem nenhuma obrigação de participação. Promovemos, entre outras oficinas, a de violão, baseando-se no material de Henrique Pinto. As aulas de música tem como propósito desenvolver habilidades prático-apreciativas entre os alunos, além de propiciar um espaço de socialização. O objetivo geral das aulas é fazer música em conjunto, com a finalidade de desenvolver a musicalidade entre os estudantes. O trabalho desenvolvido entre as escolas se diferenciam em vários aspectos: metodológicos, conteúdos, motivação e abordagem individual de cada professor. Contudo, elas dialogam entre si com o intuito de trazer a educação musical para o ambiente escolar, evidenciando as diferentes maneiras em que a música pode se inserir na escola modificando o cotidiano dos estudantes dentro e fora de sala.
Publicado
2019-01-01
Seção
Encontro de Práticas Docentes / Seminário Institucional de Iniciação à Docência – PROGRAD